Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Pode um juiz de primeira instância determinar a prisão de agentes da polícia legislativa do Senado? O que diz a Constituição sobre isso?

Publicado por Ricardo Fausto Becker
há 8 anos

O Senado Federal amanheceu visitado por policiais federais na sexta feira (21/10) e vasculharam salas e gabinetes de senadores a fim de desarticular uma associação supostamente tendente a embaraçar a Operação Lava-Jato.

Por ordem do juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara do Distrito Federal, foi deflagrada a denominada operação Métis (na mitologia grega, deusa da saúde, proteção, astúcia, prudência e virtudes).

É que haviam sido levadas a cabo varreduras com aparelhos sofisticados pertencentes ao Senado por agentes de sua polícia legislativa na residência dos senadores Fernando Collor de Mello (PTB), Edison Lobão (PMDB) e Gleisi Hoffman (PT-PR), além da casa do ex-senador José Sarney. As varreduras teriam por finalidade descobrir e eliminar escutas eventualmente instaladas.

De acordo com o Ministério Público, o objetivo da ação de contra-inteligência realizada pela segurança do Senado era “satisfazer interesses particulares” dos senadores investigados na Operação Lava-Jato.

Conforme informações da Polícia Federal, os investigados deverão responder por associação criminosa armada, corrupção privilegiada e embaraço à investigação. As penas podem chegar a 14 anos e seis meses de prisão, além de multa.

Ao individualizar a conduta de cada investigado, o juiz Vallisney de Oliveira destacou que o diretor da Polícia Legislativa do Senado, Pedro Ricardo de Carvalho, foi o principal responsável pelas varreduras realizadas em 2014, 2015 e 2016, com o objetivo de “embaraçar a operação conduzida pelo Supremo Tribunal Federal”. Carvalho teria acatado pedido até de “quem não exercia mandato de senador”, decerto referindo-se ao ex-senador e ex-presidente do Senado José Sarney.

Segundo esclareceram os próprios senadores, a iniciativa fora previamente solicitada à presidência do Senado. O ex-senador Sarney, por sua vez, disse não se lembrar de qualquer varredura em sua residência.

Em 24/10/2016 (segunda feira), o Presidente do Senado, Renan Calheiros, reuniu a imprensa para defender as varreduras. Em tom bastante duro, disse que as diligências na Casa Legislativa não poderiam ser ordenadas por um juiz de primeira instância, a quem qualificou de “juizeco”, visto que, segundo ele, a competência para autorizar a medida seria do Supremo Tribunal Federal.

Convém, a propósito, lembrar que a competência para julgamento de infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União é, sim, dos juízes federais Veja-se o que reza a Carta Política:

Art. 109. Aos juízes federais compete processar e julgar:

IV - os crimes políticos e as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, excluídas as contravenções e ressalvada a competência da Justiça Militar e da Justiça Eleitoral;

Afigura-se, por igual, pertinente ressalvar a competência do STF para julgar, nas infrações penais comuns, as pessoas mencionadas nas alíneas b e c do inciso I do artigo 102 da Constituição. No elenco não se incluem, todavia, agentes de polícia legislativa.

De igual sorte, não se vislumbra adequado alegar ofensa ao princípio da separação dos poderes previsto no inciso III do § 4º do artigo 60 da Carta Política, uma vez que um juiz de primeiro grau, tanto quanto um Ministro do Supremo Tribunal Federal, integra o Poder Judiciário.

Destarte, a despeito da previsão constitucional acerca da competência dos juízes federais, Renan pretende ingressar com uma reclamação no STF a fim de discutir o assunto. Não ficou, todavia, suficientemente clara a autorização para varredura na residência de José Sarney, visto não ser ele mais detentor de mandato parlamentar. Parece-nos, portanto, que o presidente do Senado, Renan Calheiros, é quem continua com a palavra e tem, doravante, ainda muito o que explicar.

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações39
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações654
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pode-um-juiz-de-primeira-instancia-determinar-a-prisao-de-agentes-da-policia-legislativa-do-senado-o-que-diz-a-constituicao-sobre-isso/398148502

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Renan está desesperado vendo a casa cair ... a delação e o relatório da Odebrecht que virá da Suíça está tirando o sono de todos os corruptos de todos os partidos.

Renan é o típico coronelista ... assim sua família domina à décadas a paupérrima cidade de Murici.

Influenciou na nomeação de Marx Beltrão, filho de João Beltrão um dos maiores coronéis de Alagoas que comanda com braço de ferro (acusado de diversos crimes de mando - assassinatos - alvo inclusive de reportagem do Fantástico), e cuja família domina 5 municípios em AL e mais um em SE.

Aquele Estado é quase uma capitania hereditária, fatiada entre famílias que oprimem a população, especialmente no agreste e sertão ... e é essa a natureza de Renan, Collor, Marx, Benedito de Lira etc. continuar lendo

Mesmo contra á constituição, estas medidas fora tomadas por forte indícios de contraespionagem mencionado por um dos agentes.Acontece que prefiro estes corruptos na cadeia do que dando entrevistas ofendendo as instituições.Lamento mas o Brasil precisa respirar um pouco de honestidade e honradez. continuar lendo

Renan não tem nada a explicar, porque pelo menos para mim, tudo está bem claro.
Quando vamos dar fim a esse vergonhoso "foro privilegiado"? continuar lendo

Prezado Roberto,

Está chegando a hora desta cúpula do PMDB bastando para isso a delação do Eduardo Al capone Cunha e se ele falar tudo realmente sabe, a república vai abaixo e na minha modesta opinião, deveria era destituir todo o congresso e julgar os envolvidos em corrupção imediatamente.As provas são robustas e claras temos que ter o cuidado com andamento dos processos por conta dos Abnegados Advogados desta quadrilha criminosa que assaltaram á sociedade sobre o manto da impunidade.ficar atento á PLS 280 \ 2016 que estão tentando aprovar com intuito de acabar com a lava jato. continuar lendo

Difícil de ser aprovar, quando sabido que se trata de legislar em causa própria.
O Renan está se mostrando e se expondo... ôlho nele, José! continuar lendo

Eu conheço a turma das Alagoas terra de coronéis e grandes usineiros.Lembram de PC Farias? Pois ele conheceu muito bem inclusive o corrupto do Eduardo Al Capone Cunha.O atraso do nordeste se dá por conta das famílias poderosas que controlam as maiores prefeituras dos estados deixando um legado de atraso mantendo o povo na ignorância. continuar lendo

A confusão se instalou devido a dois fatores a saber:

1) Cada Poder quer sua própria polícia. O Executivo possui a Federal, o Judiciário possui a sua a Câmara possui também a sua, os governadores possuem a Policia Militar e as prefeituras as guardas municipais. Só que não tem policia é o Poder outorgante, O POVO.

2) O episódio em questão aconteceu, por culpa exclusiva do STF, que protela a anos as ações contra o Senador bandido.

houvesse o Supremo julgado as acoes contra o famigerado Renan, certamente o mesmo estaria fora dos poderes e com certeza não ofenderia o Sistema Judiciário o qual ele não teme. continuar lendo